top of page

Dança e Terapia


Nas minhas andanças por conhecimento, tenho contemplado formas de ensinar e vivenciar a dança do ventre, com o intuito de trazer mudanças efetivas de bem estar na vida das alunas.

Em um deste caminhos, encontrei os estudos da Ju Marconato sobre o elemento terra e sobre o chacra básico.


Segundo o grupo Lux Adamantis : “Para entender o que é o Chakra Básico, é importante compreender, primeiro, o que é chakra. A palavra “chakra” vem do sânscrito e significa “roda”; como são centros responsáveis pela circulação da energia em nosso corpo, podemos considerá-los “rodas de energia”. A função dos chakras é de captar e conduzir a energia. Como verdadeiras rodas, eles giram e buscam a energia da aura e alimentam o corpo físico e o campo energético."


O “Chakra Básico” é, também, chamado de “Chakra Terra” por sua ligação com esse elemento: ele nos conecta as nossas raízes, ou seja, ao planeta Terra e ao nosso corpo físico, formado pelas estruturas que nos sustentam. Por isso, há também uma relação desse centro energético com os componentes estruturais do nosso corpo: ossos, músculos, coluna vertebral, quadris, pernas e pés. Desse modo, o primeiro chakra nos oferece uma estrutura para vivermos no plano físico.”

Me encantei e experimentei em meu corpo, movimentos como shimmie (tremidos) prestando atenção na respiração e com as mãos espalmadas para a terra e movimentos marcados com o quadril sentindo os pés tocarem o chão.


O Elemento Terra trabalhado em aula, é uma junção de movimentos que incentiva o chacra básico fazendo seu vórtice de energia girar, trazendo vitalidade e força corporal e mental, poder de decisão emocional, assertividade nas escolhas em âmbito geral. Além de uma postura corporal firme, confiante e marcante.


Pra eu este trabalho serviu como uma luva. Aprender a pisar com assertividade, sentir a terra, a guerreira. Organizar os pensamentos com firmeza nesse emaranhado de atividades, nessa correria, ter calma e rapidez ao mesmo tempo.


Acessar o trabalho do elemento terra através do corpo, dos movimentos de dança do ventre, me trouxe o poder do eu, aqui e agora, uma energia radiante, vontade; um alicerce curativo, confiança pessoal, aceitação daquilo que é bom, do que mereço, cada vez melhor.

Senti que além da energia do meu corpo e da minha mente, a vibração a minha volta mudou. Vieram resoluções, clareza, abertura de caminhos.


Dança do Ventre terapêutica é tudo de bom!!!! Muita luz pra todos!!!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page