top of page

Dança Cigana

Conhecer para se encantar



Dança Cigana é composta por danças de diversos povos ciganos espalhados pelo mundo.


Acredita-se que grupos de ciganos nômades partiram da Índia em busca de melhores condições de vida, migrando para diversos países e estabelecendo raízes, preservando sua cultura e absorvendo a cultura local.


Dessa mistura cultural através dos séculos surgiram as danças que conhecemos hoje, sendo as principais e mais difundidas:


🔸Kalbelia (Índia, Dança do Rajastão dançada também por ciganos)

🔸Romanês (Dança do povo ROM)

🔸Manea (Sul Romênia)

🔸Bálcãs - Danças de Roda Cocek e Kolo (Região Romênia e Turquia)

🔸Roman Havasi 8/9 (Turquia)

🔸Ruska Roma (Rússia)

🔸Ghawazee (Egito)

🔸Rumba Gitana (Península Ibérica, mais precisamente Espanha e França)

🔸Zambra (Sul Espanha, influência Árabe).


Cada estilo de dança possui suas características - técnica de passos e movimentos, música, expressão e vestimenta (figurino). E assim como em outras danças de aspecto cultural como Flamenco e Danças Árabes, o estudo aprofundado se faz importante pois permite nos aproximarmos ao máximo dessas culturas tão distintas e muitas vezes de difícil acesso. O estudo de vídeos, imagens, documentários e a vivência de nossas mestras e professoras são extremamente importantes para que possamos reproduzir as Danças Ciganas da forma mais tradicional possível.



E quando falamos em dança tradicional precisamos considerar que somos ocidentais e que temos a nossa própria cultura e linguagem corporal. Dessa forma prefiro dizer que essas danças me servem de inspiração e que com grande respeito e humildade de uma eterna estudante, procuro traduzi-las da forma mais fiel possível. Entendo que o tradicional pertence aquele povo e àquela região específica.


Conhecer toda a história deste povo, a luta para manter sua sobrevivência perante o preconceito e a perseguição, e ainda assim manter seus costumes e cultura como seu bem mais precioso, serve de grande exemplo para todos.Procure, pesquise, estude e conheça a verdadeira história desses povos. Sua arte, dança e musicalidade. Sem mitos, sem lendas e se encante!






12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page